quarta-feira, 30 de maio de 2012

Agora é só o Início das Dores

Conclusão do Curso de Teologia

Foram ao todo 4 anos e meio, é isto mesmo. Comecei o curso na metade de 2007 com a promessa de terminar seis meses antes do previsto. Nesta metade do ano começamos com matérias que iam do primeiro período até ao sétimo. No final das contas o que aconteceu? Eu e mais 6 alunos terminamos na mesma época de quem começou no início de 2008. Graças a Deus nenhuma reprovação, só alguns desentendimentos com a grade curricular, que acabou mudando com as novidades do selo do MEC que irá privilegiar os novos alunos que não precisarão fazer a Convalidação. Detalhe: Apenas 3 anos.

As matérias que eu tanto questionei foram abolidas. Não dá mesmo para espiritualizar o que não é espiritualizável. Me lembro da primeira entrevista no Seminário, fazia até piada depois que a pergunta mais importante é: Como você vai se manter financeiramente no Seminário?

Coitado do primeiro anista. Tantas palavras bonitas para confirmar que a decisão de se matricular no Seminário foi a correta e em uma pergunta a espiritualização mantida se desfaz.

Ninguém chama pra orar quando não se tem o dinheiro da mensalidade, mas se chama para orar caso não se concorda com a conduta de aula utilizada pelo professor. É, não dá mesmo para espiritualizar o que é material.

Agora então com o selo do MEC é que a espiritualização pode estar em risco. Fora do Seminário podemos ver que em muitas Igrejas se busca materializar o que é espiritual e espiritualizar o que é material. A Mercantilização do Evangelho está cada vez mais avançada. Cobra-se dinheiro em troca das bençãos que vêm de Deus. Disputa-se quem é profeta de Deus e quem não é. Quem faz mais milagres e quem não faz nenhum milagre. Transformam a parábola da semente em promessa de riqueza financeira. Qualquer um agora pode fazer Teologia. Basta fazer as tarefas da forma que agradam os professores e no final de 3 anos pegar o Diploma.

E agora? Me perguntam o que fazer. Eu respondo: "Quando chegar a sua vez, faça a diferença".
Como? Dependendo unicamente de Deus. Entendendo que sozinhos não somos nada e que sem a permissão de Deus, todas as "conquistas" aos olhos humanos podem ser até perceptíveis mas nunca serão reais aos olhos de Deus.

Não cabe a nós mudar essas coisas com a força do nosso braço, mas cabe a nós clamar a Deus por misericórdia, pois a obra pertence a Ele. Ele é o dono desta obra.

Claudio Franco (30/05/2012)

Nenhum comentário: