quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Qual o Propósito da Sua Vida?






Esse foi o tema do Projeto Missionário que realizamos em Araruama com os jovens e também em Miracema com os adolescentes. Com certeza esse projeto nasceu no coração de Deus, pois sem Ele não teríamos as diversas experiências que nos fizeram crescer mais.

Eu fico pensando e nem sempre encontro resposta para diversas coisas, algumas dessas coisas nem são tão interessantes assim para se encontrar a resposta. Mas pra essa eu busquei e encontrei: O que motiva um grupo de Jovens para ir a uma região considerada praiana em um fim de semana que a meteorologia indica chuva a fim de impactar a vida das pessoas? Qual seria a recompensa por tamanho sacrifício?

Claro que é muito simples encontrar essa resposta, o complicado é entender onde me encaixo na resposta, como agir pra estar na resposta e como me envolver de tal forma que me transforme na resposta. As pessoas no mundo de hoje já fazem tantas perguntas, são tantas dúvidas e é impressionante como em Cristo encontramos todas essas respostas.

Encontramos em II Coríntios 5:14 e 15 parte dessa resposta. O Amor de Cristo nos Constrange, ou seja, não nos deixa outra alternativa a não ser demonstrar eterna gratidão por tão grande atitude de amor demonstrada enquanto esteve aqui na terra. E o detalhe de sua morte é que transferiu essa atitude em nosso lugar para que nosso motivo de vida fosse somente para agradecê-lo. Mas como agradeceríamos? Como agradecer pelo que fez por nós?

“E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou” II Co 5.15

A melhor forma de agradecermos é fazendo o que Jesus faria se aqui estivesse. E isso inclui não medir circunstâncias. Estava presente a chuva e lá estávamos nós. Até o violão que não pode ver água pela frente se arriscou na chuva. Sempre podemos fazer mais pra agradecer o que Jesus fez por nós, e mesmo assim, perceberemos que ainda é pouco frente ao que Jesus fez. Vai sair ainda bem barato, visto que esse projeto foi de apenas dois dias e temos 365 dias no ano. Mesmo este sendo meu segundo Projeto Missionário do ano, existem amigos meus que foram em uns 10 incluindo o Trans pelo Brasil, mas eles ainda fizeram bem pouco.

O Projeto ficou assim dividido: No sábado Deus escolheu falar aos que já ouviram o chamado divino e no domingo Deus queria falar aos de fora. Não adianta rasgar folheto na nossa frente, deixar os cachorros nos atenderem, dizer que não acreditam na nossa mensagem, o que adianta é alvoroçar o mundo. Mas esse é assunto pra uma próxima oportunidade.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Cada um tem um motivo diferente pra buscar Jesus...









Buscam Jesus por outros motivos...

Engraçado como ultimamente a busca por Jesus tem sido muito comentada. Fortes livros são elaborados com temas desse tipo. No início dos anos 90 era muito normal que Pastores e Doutores em Teologia fizessem livros para ajudar cristãos na busca por conhecer Jesus, e isso era muito bom principalmente pela visão diversa que hoje existe das formas que as pessoas sentem Jesus. Vale lembrar que a Graça de Deus é Multiforme, ou seja não é apenas de uma forma que é sentida. Um amigo meu me disse uma coisa muito interessante: “Eu consigo adorar a Deus somente ouvindo Hip-Hop”. Oh Lord! Obrigado Senhor por várias formas que seus adoradores o sentem.

Pessoas ouviam falar de Jesus e caminhavam quilômetros para encontrá-lo, debater idéias, contestar e principalmente serem abençoadas. As pessoas naquela época procuravam a Jesus devido o alto índice de depressão que assolava o povo. As pessoas viviam doentes, amarguradas, cansadas, fatigadas. Esperavam por um Messias que os livrasse das mãos dos homens que os tornaram escravos, esperavam um “Che Guevara”, um Líder Comunitário que os ajudasse a lutar e retomar o poder para o seu povo. A violência estava presente também. E eis que surge João Batista com suas “doces palavras” e seu estilo “super moderno” para aquela época. As pessoas até achavam que poderia ser o Messias esperado. Que palavras doces de João Batista. Depois de uma mensagem harmoniosa para o povo: “Arrependei-vos e Convertei-vos”, vinha o momento dos elogios: “Raça de Víboras...”. Ah, como deveria ser legal ouvi-lo pregando. Pena que por medo os pregadores de hoje em dia não falam a verdade que precisa ser dita. E olha que João Batista tinha essa palavra tão gentil mas sempre batizava as pessoas. Mas como eu gosto de João Batista.

Judas quando foi convidado por Jesus para ser seu discípulo entendeu tudo errado. Ele pensou que faria parte da nova etapa do governo do Rei Jesus. Ele não entendia que o reino de Jesus jamais poderia ser aqui na terra e que o tesouro que Jesus falava não era o que se concentrava na terra. Será que o desapontamento de Judas o levou a entrega-lo aos soldados? Judas fez expectativas erradas sobre Jesus. E Nicodemos? Pra qual motivo realmente ele procurou Jesus? Queria mesmo ele aprender de Jesus ou comparar seu conhecimento ao de Jesus?

E eu? Pra que motivo tenho procurado Jesus? E você? Pensou que não iria sobrar pra você não é mesmo? Primeiro eu jogo pra mim pra depois dividir com você. Fica triste não, mas pare pra pensar. Temos procurado Jesus por qual motivo?

E agora esses livros que reconhecem Jesus como o Maior Líder? Esquecem Jesus o Maior Amigo que existe. Livros com essa tendência são vendidos e mais lidos que a própria Bíblia. Não estou condenando quem os lê. Até eu os leio, se bem que um deles é apoiador do Ecumenismo de forma rasgada e direta. Não existe lugar melhor para reparar os detalhes do Ministério de Cristo do que na própria Bíblia. Não terei problema algum com o Ecumenismo se Jesus for o principal alvo de adoração sem que haja outro, mas como não é assim que as coisas acontecem, prefiro não apoiar.

Estive lendo um Livro que dizia que nós não precisávamos pedir um carro pra Deus em nossas orações pois é o desejo de Deus que todos nós tenhamos um carro. Basta tão somente que digamos a Deus qual a cor do carro vamos querer e um jovem de minha Igreja na reunião do Ministério de Louvor tem a coragem de dizer isso tirando do livro. “Ainda bem que eu vou morar no céu”, pela infinita Misericórdia de Deus. Imagino Deus com as anotações das diversas cores de carro anotadas no seu livro.

Que tal avaliarmos nossos motivos de procura de Jesus? Garanto que seremos bem mais felizes e otimistas. Zaqueu, Jairo, A mulher do Fluxo de Sangue, o Menino do Sanduíche de Peixe foram pessoas felizes em sua busca a Jesus. Seja feliz você também...